Escrever… mas por quê?

Escrever… Mas por quê? Por vaidade, está visto…
Pura vaidade, escrever!
Pegar da pena… Olhai que graça terá isto,
Se já se sabe tudo o que se vai dizer!…

(Mário Quintana)

Este quintanar me acompanha sempre que penso em escrever, ainda mais quando penso em publicar o que escrevo. E se não gostarem?! Aí eu penso nos parnasianistas, com todas suas pompas e querubins e palavras impecáveis, escolhidas do estudo constante do dicionário. Suas obras comunicam o conhecimento da língua portuguesa, mas isso também o faz uma boa gramática. Eu gostaria de comunicar sentimentos. Penso então no escritor gaúcho, filho do tempo e do vento, tão tímido e tão corajoso. E seus escritos? A vida cotidiana. Taí o grande encanto da vida, o que se repete, a cada alma com um novo encanto.

Não sei se as palavras aqui encontradas, que atendem um propósito um tanto quanto individualista – o de me encontrar -, permanecerão muito tempo neste espaço (essa não é a primeira tentativa…). Como muitas vezes é o medo do “pura vaidade, escrever!” que as apago, eis meu salvo-conduto: é por vaidade mesmo! Pelo menos uma parte. Com o tempo, espero que se torne a menor, que eu me dê conta de que não é a aprovação dos outros a mais importante.

A idéia aqui é escrever. Como disse uma vez um querido mestre, “o importante é escrever, a qualidade vem com o tempo”.

=]

pêésse: sobre o porquê, oquei, mas e o porquê do quando? o quando é agora, não a ágora (ainda), mas o agora que tenho outras coisas a escrever – a dissertação. mas embora tenha algo de mim lá, na obrigação (pseudo-auto-imposta, é claro), é no espontâneo que me encontro feliz. tudo isso para provar – pra mim mesma, pois é – que minha angústia é com prazos, e não com o escrever!

(ASM)

Um comentário sobre “Escrever… mas por quê?

Deixe um comentário

