Utopia

Reconhecer os limites de uma ação num espaço é diferente de limitar um espaço premeditando uma ação. Enquanto um é reconhecimento, o outro é tentativa de condicionamento. Um acondicionamento. Um território. Eis como compreendo. Os limites são fundamentais no processo educativo, mas enquanto reconhecimento da presença. Enquanto conhecimento de. Quando são impostos limites, o aprendizado cede lugar ao condicionamento.

Não acredito que um seja mais importante do que o outro. O que eu acredito, o que eu experencio, é que um não existe na presença do outro. Como me disse certa vez um senhor no percurso (de ônibus coletivo) para o Centro (o bairro), “há que se amar sempre, sem abrir mão do cuidado consigo”. Posso colocar limites em consequências de ações alheias que me digam respeito se compreendo seus contextos. Há, assim, um reconhecimento dos meus limites, e não um condicionamento dos limites do outro.

Onde há expectativa, onde há desejo, onde as ações são regidas por motivações extrínsecas, há tentativa de condicionamento. O espaço, então, é acondicionamento. É território. Há incompreensão onde na maioria das vezes há boas intenções.

Ainda não aprendi uma forma de me comunicar que não desperte (e eu espere, no fundo) condicionamento. A minha vontade de mudar o mundo é maior do que minha consciência sobre a realidade. Viver em utopia pode ser bastante frustrante, mas desconfio que por pura incompreensão. Thomas Moore inventou este termo para expressar um não-lugar. Um lugar que, por ser perfeito, não existe.  Confio que utopia é, no fim, todo lugar. Sem necessidade de diferenciação, pois tudo está vinculado. Utopia é possível, assim me faz sentido, a partir desta compreensão.

Enquanto a vida humana se basear em territórios, a experiência da conectividade fica limitada. Assim compreendo. Mas ainda não compreendo em essência, intrinsecamente, pois não consigo me expressar de forma acolhedora. Minha comunicação ainda é, neste sentido, territorialista. Eis, agora, o limite de minha experiência.

Felizmente, todo cambia.

(ASM)

Deixe um comentário

